Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estamos falando de uma periferia que é ao redor do rio, perto de um tradicional porto de desembarque de produtos agrícolas e está a poucos minutos do centro da cidade. E é neste lugar tão riobranquense que está a sede da Cufa Acre no bairro Cadeia Velha. Um pouco ribeirinha, um pouco urbana.
Em 1909, o Cel. Gabino Besouro, na época Prefeito Departamental do Alto Acre, resolve tomar parte das terras do Seringal Empreza, localizado à margem esquerda do rio Acre. Nessas terras altas funda Penápolis, uma nova cidade, que passa a ser a nova sede da Prefeitura Departamental do Alto Acre. Na sequência ele promove a abertura de quatro ruas – Epaminondas Jácome (ta ligado que essa é a nossa rua), Benjamin Constant, Marechal Deodoro e a atual Getúlio Vargas – dando início a ocupação da margem esquerda do rio Acre, onde hoje é considerado o centro da Regional II e também da cidade. Nesta outra foto, é a margem próximo à Gameleira ponto de encontro na cidade.
É assim que a Cufa acreana, encravada neste ambiente tão amazônico, constrói sua identidade.
Contribuições a este post:
3 comentários:
massa! plante uma idéia.. tudo a ver ;)
Foto do muleke saltando: Elisson Magalhães (PS: Sorry, mas a foto é em Plácido de Castro no Rio Abunã)
Obrigado pela informação. É sim a foto dos meninos saltando foi tirada pelo Elisson como está dito nos créditos no fim da matéria. E funciona como ilustração ao texto. Uma imagem típica acreana.
Postar um comentário