sábado, 26 de dezembro de 2009

3º Sarau Liga Nóis


1 ano da banda Caldo de Piaba
6 meses do Liga Nóis

Caldo de Piaba, Cris Guto e Parafal.
DJs Som e Murilo
+ HipHop e Grafitti

Domingo, 27/12, 17h
Centro Cultural Liga Nóis
Principal da Cadeia Velha, 3ª esquina após o SENAI

Entrada: R$ 1,00 + 1 kg de alimento não perecível


Realização: CUFA, Catraia e Centro Acreano de Hip Hop
Conheçam mais da banda Caldo de Piaba: http://piabanokombao.blogspot.com

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Periferia Central

A Periferia, num sentido genérico, quer dizer "tudo o que está ao redor". O termo é bastante utilizado em termos de geografia, para designar toda a área urbana que está ao redor do centro urbano.
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estamos falando de uma periferia que é ao redor do rio, perto de um tradicional porto de desembarque de produtos agrícolas e está a poucos minutos do centro da cidade. E é neste lugar tão riobranquense que está a sede da Cufa Acre no bairro Cadeia Velha. Um pouco ribeirinha, um pouco urbana.

Na foto abaixo vocês podem ter uma visão aérea do trajeto do centrão da cidade até a Cufa e a proximidade com o Rio Acre.

O bairro Cadeia Velha está entre os mais antigos da cidade. É entre 1909 a 1940 que começa a história da Regional II a qual faz parte o nosso bairro. Veja só a foto de antigamente, no porto do mercado dos colonos.
Em 1909, o Cel. Gabino Besouro, na época Prefeito Departamental do Alto Acre, resolve tomar parte das terras do Seringal Empreza, localizado à margem esquerda do rio Acre. Nessas terras altas funda Penápolis, uma nova cidade, que passa a ser a nova sede da Prefeitura Departamental do Alto Acre. Na sequência ele promove a abertura de quatro ruas – Epaminondas Jácome (ta ligado que essa é a nossa rua), Benjamin Constant, Marechal Deodoro e a atual Getúlio Vargas – dando início a ocupação da margem esquerda do rio Acre, onde hoje é considerado o centro da Regional II e também da cidade. Nesta outra foto, é a margem próximo à Gameleira ponto de encontro na cidade.

O Rio Acre ali pertinho da Cufa, faz parte do dia-a-dia da comunidade. Sempre dá pra ver alguém pescando o almoço do dia, atravessando de canoa ou mesmo saltando os acrobáticos mergulhos... este último tão famoso entre jovens no final de semana.

É assim que a Cufa acreana, encravada neste ambiente tão amazônico, constrói sua identidade.

Contribuições a este post:
Fotos: Elisson Magalhães e Ronaldo Atílio