quinta-feira, 4 de junho de 2009

Formadores de opinião, hoje é o nosso dia


Por Marcela Velloso


Passar a vida formando opiniões merece respeito e a nossa homenagem! Por isso, dia 31 de maio comemora-se o Dia das Comunicações Sócias.São Jornalistas, que sem eles não teríamos informação alguma, Publicitários que transformam produtos em marcas, Programadores Visuais que criam identidades e conseguem organizar idéias complexas em simples gráficos, os Relações Públicas que mantém o bom relacionamento entre empresas e clientes, têm também os Produtores Culturais que com o marketing conseguem transformar pessoas em celebridades e eventos em acontecimentos.Estando em eterna transformação e, dependendo do local e da época, a Comunicação é o único fio que liga um individuo ao outro. Sem ela, a sociedade não existiria.

Uma informação pode ser transmitida da mesma forma com diversas conotações e ser interpretada de formas completamente distintas, é assim que as opiniões se formam. Cada um de nós carrega consigo uma percepção em relação ao mundo, que adquirimos durante a vida devido ao meio em que vivemos e principalmente em que crescemos.Hoje a informação está em todo lugar, somos bombardeados diariamente, todo o tempo, seja pela televisão, revistas, jornais, radio, internet, livros, propagandas, teatro, cinema e até pelo telefone celular que até pouco tempo atrás usávamos apenas para nos comunicar com outras pessoas.

Devemos isso a esses profissionais que têm o dom da palavra e mudam a história de uma nação, mudam a história mundial.Porém para que a nossa realidade seja realmente mudada, é preciso que estes profissionais tenham compromisso, principalmente com a cidadania, a justiça e o bem-estar comum. Mais do que nunca, se faz necessário uma visão crítica dessas pessoas. E é esse olhar, essa outra perspectiva que a Cufa – Central Única das Favelas – ajuda a ser construída.

Todos que estão envolvidos com a entidade, entre eles inúmeros comunicólogos, sabem que é necessário uma sociedade baseada na justiça e na igualdade para e a construção de uma real democracia.

Nenhum comentário: