terça-feira, 7 de abril de 2009

A comunicação é a chave




Por Yuna Uchôa


A comunicação é a chave

Podemos dizer que hoje a comunicação é o maior problema que a humanidade enfrenta. E isso em questões profissionais. Em outras palavras, atualmente tudo - todas as relações pessoais, profissionais - acontecem por meio da comunicação, seja ela oral ou escrita. Por isso, torná-la cada vez mais eficaz é o grande desafio. Em todos os aspectos da vida, fazer-se entender, ou seja, comunicar-se com o outro de maneira inteligível, é importante. Isso acontece nas relações entre amigos, familiares e também no campo profissional.
A comunicação é primordial e é através dela que trocamos informações, conteúdo, e onde acontece a cumplicidade. Saber se comunicar é uma virtude que todos estão correndo atrás. Existe aquelas pessoas que já tem a facilidade de se comunicar e também aqueles que estudam, trabalham em função de fazer a comunicação.
As pessoas querem participar, querem tornar-se úteis, querem produzir soluções e melhorias. Querem enfim, falar sobre seu trabalho e apresentar sugestões de melhoria. Se não o fazem é porque nossos canais de comunicação estão emperrados.
Quando a comunicação não flui livre e naturalmente, não importa qual a metodologia ou ferramenta empregada, o resultado será pobre. Poderá gerar alguns resultados, porque há diversos meios de observação que o permitem, mas serão resultados parciais. Resultados significativos somente são obtidos com a adesão das pessoas, e adesão só se obtém em um ambiente que privilegie gente. Devemos então, falar e ouvir mais as pessoas, especialmente aquelas que fazem o trabalho que queremos dominar.
A maior dificuldade é o ser humano conseguir passar o que esta pensando de forma clara, adequada e compreensível. No trabalho, isto é mais importante ainda, porque o profissional está exposto o tempo inteiro a situações de grupo. Além disso, hoje em dia, networking é muito importante e para que ele seja bem-sucedido basta, basicamente, que a pessoa saiba se comunicar dentro e fora da organização. Isto é fundamental.



"A maior importância da comunicação para o profissional de uma maneira geral é colocar-se em evidência", aponta o instrutor de comunicação e oratória, Letterino Santoro”




Nenhum comentário: